quinta-feira, 22 de março de 2012

Porque a maioria das igrejas evangélicas não usa a cruz em seus templos?


A cruz sempre fora o símbolo do cristianismo, sempre fora o objeto de pesquisa de estudiosos no mundo inteiro e um assunto de  grande repercussão em toda história do cristianismo.
  Por meio da cruz Cristo foi morto, e ela representa em si mesmo; sofrimento, dor, vergonha, humilhação, desprezo e maldição.
  Mas o fato é que Jesus venceu a cruz e com sua sublime e majestosa vitória triunfou além da cruz sobre a morte e comprou para Deus homens e mulheres de todas as tribus, línguas, povos e nações, tornando assim justificados todos quantos crêem em seu nome e aceitam o seu sacrifício consumado no calvário.
  Então surge o seguinte questionamento; porque então a “cruz” não está hoje na maioria das igrejas  evangélicas, haja vista que ela sempre fora o símbolo da “Igreja Católica Apostólica Romana?
   A questão é cultural e temos que fazer uma exegese e um volta no tempo para entendermos o seguinte aspecto provocativo. Quando os Portugueses chegam no Brasil trouxeram com eles na bagagem sua religião predominante o “Catolicismo Romano,”  e dentro de suas crenças e de suas igrejas três coisas que eles acreditavam  ser de suma importância, para os diferençarem de outras religiões e crenças no mundo, a saber; “a cruz, o sino e o formato de seus templos conservados até a presente data.”
    Anos mais tarde chegariam ao Brasil aos 10 de março de 1557, reformadores cristão que celebraram o primeiro culto evangélico do Brasil e talvez das Américas. Todavia, pouco tempo depois Villegaignon entrou em conflito com as calvinistas acerca dos sacramentos e os expulsou da pequena ilha em que se encontravam.
  O fato é que os imigrantes pentecostais e Neo-Pentecostais, a cada dia aumentavam mais no Brasil, gerando assim a necessidade de uma legalização jurídica e da aceitação de uma nova força de pensamento religioso em face do estado, levando em consideração, que o estado já assumia uma posição “laica”, ou seja, dando liberdade de religião e crença livre a todos.    
   O estado então se vê forçado a aceitar que as igrejas evangélicas se tomem intuições legalizadas, porém com as seguintes limitações e ressalvas: “ Os templos evangélicos não poderiam fazer uso dos três  aparatos que a “Igreja Romana” julgava ser somente dela, ou seja  “o Sino, a cruz e o formato padrão de suas igrejas.
  Aceitados o referido acordo, não se usaram mais a “cruz” nos templos evangélicos, sobretudo anos mais tarde algumas igrejas evangélicas começaram a usar  a cruz vazia, alegando  existir uma grande diferença, pois a Igreja Católica, usava a cruz com o Cristo pregado nela, e os evangélicos uma cruz completamente vazia.
   Não houve resistência por parte dos católicos, nas também não houve aceitação plena por partes das igrejas evangélicas, deixando assim a critério e a vontade de cada um.
   Portanto concluo assim este pequeno artigo dizendo que, a cruz nunca salvou ninguém, pelo contrário o que salva o homem é a história verdadeira contida na cruz, onde o Senhor Jesus Cristo deu a sua vida por nós. Os homens puderam impedir que a cruz estivesse nos meio dos servos do senhor e presente em suas igrejas, mas nunca puderam impedir que aquele homem chamado Jesus que verteu o  seu sangue por nos  estivesse presente em cada culto onde estivessem dois ou três reunidos no nome Dele.

Semeando idéias e colhendo resultados extraordinários!”
  Deus abençoe a todos.

11 comentários:

  1. Muito edificante esse post foi pra mim! Que Deus continue a abençoar esse blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se meu filho ou o seu mora nas maos de homens maus com uma faca ou punhal , etc . sera que eu ou vc teria a coragem de pegar esta arma e colocar no pescoço ou em memoria em algum lugar de nossa casa ? eu de certo que não , jogaria fora no lixo . quando a mensagem que lembra o sofrimento ao mesmo tempo ela nós mostra que ele esta vivo , porque venceu a morte e a cruz e tudo !

      Excluir
  2. Jesus pediu para fazer, levar ou trazer alguma cruz? Os apóstolos? Disse que ela tem um valor pra igreja? Não deixou Ele a ceia em memória? Não é ela uma imagem criada pelo homem e para o homem? Agora porque uns resolveram aderir quer dizer que é certo? É a mesma maneira que os católicos arrumam desculpas para suas imagens de escultura. Se o próprio Deus, Jesus nunca ensinou isso porque tem que ser pregado como parte do cristianismo? Por favor não afirmem aquilo que Cristo não deixou nem tente justificar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que vejo, não houve da sua parte compreensão do referido texto, haja vista, que o próprio Jesus disse que “cada um deve levar sua cruz, e quem quiser o seguir deve primeiro tomar a sua Cruz
      Mateus 10:38,” fazendo sim da cruz um símbolo do cristianismo, quanto aos apóstolos, não sei se você já leu as cartas de Paulo, nas quais entre muitas citações da cruz ele afirma que o mundo esta em uma cruz e nós em outra. “recomendo que leia”..

      Excluir
    2. Luis, Jesus pediu para ligarmos o computador? Jesus pediu para viajarmos de avião? Jesus pediu para jogarmos futebol? Jesus pediu para extrairmos o dente siso?

      Excluir
  3. a igreja Católica tem 2 mil anos e diversas práticas institucionalizadas através dos séculos. Usam Tanto o crucifixo como a cruz, Imagens , sinos em suas milhares de catedrais e Igrejas. Entendo que o movinento a partir de lutero (monge católico dissidente_ em 1520, crio diversas igrejas que foram se multiplicando e dividindo até chegar as neo pentecostais. ACHO QUE Não ficaria bem outras crenças copíarem pura e simpresmente a Igreja mãe , mas dentro da liberdade de seus credos adequarem seus templos a lilha a que pertencem. Enfim. a Diverrsidade de escolha. Ficaria estranho uma igreja protestante , contrariando tudo o que a Católoca defendeu, usar seus simbolos . meio incoerente mas ;;; o importante é ter fé e praticar o bem , ser justo no que se puder ser .

    ResponderExcluir
  4. Não devemos lembrar do instrumento e sim de quem morreu no instrumento.

    ResponderExcluir
  5. Tem erros crassos nesse texto. Os primeiros pentecostais chegaram em 1910 no Brasil, já na época da República, as proibições de forma exterior de templo foram durante o império, quando as denominações PROTESTANTES tanto de imigração, quanto de missão vieram ao Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também percebi que alguns detalhes estão fora de ordem cronológica.

      Excluir
  6. Sei que a cruz foi destruída,em viagens parar a terra santa vc tem memórias de muitos lugares que Jesus passou e operou milagres. Tem até o tumutú vazio, mas a cruz foi destruída , mas a memória do sacrifício lembramos no ato da Santa Ceia e não na cruz.a cruz era objeto de pena de morte .

    ResponderExcluir
  7. Não faz nenhum sentido usar a cruz como simbolo,pois vivemos em uma era ESPIRITUAL e portanto vivemos pela FÉ.Romanos 10:17 é muito claro e com isso dispensamos o maldito simbolo chamado cruz.Olhai para o Autor e consumador de nossa FÉ e não para a cruz(não faz sentido).Para mim toda igreja com CRUZ por simbolo naquele dia ouvirá o seguinte: NÃO VOS CONHEÇO.

    ResponderExcluir