A cruz sempre fora o símbolo do cristianismo, sempre fora o
objeto de pesquisa de estudiosos no mundo inteiro e um assunto de grande repercussão em toda história do
cristianismo.
Por meio da cruz
Cristo foi morto, e ela representa em si mesmo; sofrimento, dor, vergonha, humilhação,
desprezo e maldição.
Mas o fato é que
Jesus venceu a cruz e com sua sublime e majestosa vitória triunfou além da cruz
sobre a morte e comprou para Deus homens e mulheres de todas as tribus, línguas,
povos e nações, tornando assim justificados todos quantos crêem em seu nome e
aceitam o seu sacrifício consumado no calvário.
Então surge o seguinte questionamento; porque então
a “cruz” não está hoje na maioria das igrejas evangélicas, haja vista que ela sempre fora o símbolo
da “Igreja Católica Apostólica Romana?
A questão é
cultural e temos que fazer uma exegese e um volta no tempo para entendermos o
seguinte aspecto provocativo. Quando os Portugueses chegam no Brasil trouxeram
com eles na bagagem sua religião predominante o “Catolicismo Romano,” e dentro de suas crenças e de suas igrejas três
coisas que eles acreditavam ser de suma importância,
para os diferençarem de outras religiões e crenças no mundo, a saber; “a cruz, o
sino e o formato de seus templos conservados até a presente data.”
Anos mais tarde chegariam ao Brasil aos 10 de
março de 1557, reformadores cristão que celebraram o primeiro culto evangélico
do Brasil e talvez das Américas. Todavia, pouco tempo depois Villegaignon
entrou em conflito com as calvinistas acerca dos sacramentos e os expulsou da
pequena ilha em que se encontravam.
O fato é que os
imigrantes pentecostais e
Neo-Pentecostais, a cada dia aumentavam mais no Brasil, gerando assim a
necessidade de uma legalização jurídica e da aceitação de uma nova força de
pensamento religioso em face do estado, levando em consideração, que o estado já
assumia uma posição “laica”, ou seja, dando liberdade de religião e crença
livre a todos.
O estado então se vê forçado a aceitar que as
igrejas evangélicas se tomem intuições legalizadas, porém com as seguintes limitações
e ressalvas: “ Os templos evangélicos não poderiam fazer uso dos três aparatos que a “Igreja Romana” julgava ser
somente dela, ou seja “o Sino, a cruz e o
formato padrão de suas igrejas.
Aceitados o referido
acordo, não se usaram mais a “cruz” nos templos evangélicos, sobretudo anos
mais tarde algumas igrejas evangélicas começaram a usar a cruz vazia, alegando existir uma grande diferença, pois a Igreja Católica,
usava a cruz com o Cristo pregado nela, e os evangélicos uma cruz completamente
vazia.
Não houve resistência
por parte dos católicos, nas também não houve aceitação plena por partes das
igrejas evangélicas, deixando assim a critério e a vontade de cada um.
Portanto concluo assim
este pequeno artigo dizendo que, a cruz nunca salvou ninguém, pelo contrário o que
salva o homem é a história verdadeira contida na cruz, onde o Senhor Jesus
Cristo deu a sua vida por nós. Os homens puderam impedir que a cruz estivesse
nos meio dos servos do senhor e presente em suas igrejas, mas nunca puderam
impedir que aquele homem chamado Jesus que verteu o seu sangue por nos estivesse presente em cada culto onde
estivessem dois ou três reunidos no nome Dele.
“Semeando idéias e
colhendo resultados extraordinários!”
Deus abençoe a todos.


Muito edificante esse post foi pra mim! Que Deus continue a abençoar esse blog!
ResponderExcluirse meu filho ou o seu mora nas maos de homens maus com uma faca ou punhal , etc . sera que eu ou vc teria a coragem de pegar esta arma e colocar no pescoço ou em memoria em algum lugar de nossa casa ? eu de certo que não , jogaria fora no lixo . quando a mensagem que lembra o sofrimento ao mesmo tempo ela nós mostra que ele esta vivo , porque venceu a morte e a cruz e tudo !
ExcluirJesus pediu para fazer, levar ou trazer alguma cruz? Os apóstolos? Disse que ela tem um valor pra igreja? Não deixou Ele a ceia em memória? Não é ela uma imagem criada pelo homem e para o homem? Agora porque uns resolveram aderir quer dizer que é certo? É a mesma maneira que os católicos arrumam desculpas para suas imagens de escultura. Se o próprio Deus, Jesus nunca ensinou isso porque tem que ser pregado como parte do cristianismo? Por favor não afirmem aquilo que Cristo não deixou nem tente justificar
ResponderExcluirPelo que vejo, não houve da sua parte compreensão do referido texto, haja vista, que o próprio Jesus disse que “cada um deve levar sua cruz, e quem quiser o seguir deve primeiro tomar a sua Cruz
ExcluirMateus 10:38,” fazendo sim da cruz um símbolo do cristianismo, quanto aos apóstolos, não sei se você já leu as cartas de Paulo, nas quais entre muitas citações da cruz ele afirma que o mundo esta em uma cruz e nós em outra. “recomendo que leia”..
Luis, Jesus pediu para ligarmos o computador? Jesus pediu para viajarmos de avião? Jesus pediu para jogarmos futebol? Jesus pediu para extrairmos o dente siso?
Excluira igreja Católica tem 2 mil anos e diversas práticas institucionalizadas através dos séculos. Usam Tanto o crucifixo como a cruz, Imagens , sinos em suas milhares de catedrais e Igrejas. Entendo que o movinento a partir de lutero (monge católico dissidente_ em 1520, crio diversas igrejas que foram se multiplicando e dividindo até chegar as neo pentecostais. ACHO QUE Não ficaria bem outras crenças copíarem pura e simpresmente a Igreja mãe , mas dentro da liberdade de seus credos adequarem seus templos a lilha a que pertencem. Enfim. a Diverrsidade de escolha. Ficaria estranho uma igreja protestante , contrariando tudo o que a Católoca defendeu, usar seus simbolos . meio incoerente mas ;;; o importante é ter fé e praticar o bem , ser justo no que se puder ser .
ResponderExcluirNão devemos lembrar do instrumento e sim de quem morreu no instrumento.
ResponderExcluirTem erros crassos nesse texto. Os primeiros pentecostais chegaram em 1910 no Brasil, já na época da República, as proibições de forma exterior de templo foram durante o império, quando as denominações PROTESTANTES tanto de imigração, quanto de missão vieram ao Brasil.
ResponderExcluirTambém percebi que alguns detalhes estão fora de ordem cronológica.
ExcluirSei que a cruz foi destruída,em viagens parar a terra santa vc tem memórias de muitos lugares que Jesus passou e operou milagres. Tem até o tumutú vazio, mas a cruz foi destruída , mas a memória do sacrifício lembramos no ato da Santa Ceia e não na cruz.a cruz era objeto de pena de morte .
ResponderExcluirNão faz nenhum sentido usar a cruz como simbolo,pois vivemos em uma era ESPIRITUAL e portanto vivemos pela FÉ.Romanos 10:17 é muito claro e com isso dispensamos o maldito simbolo chamado cruz.Olhai para o Autor e consumador de nossa FÉ e não para a cruz(não faz sentido).Para mim toda igreja com CRUZ por simbolo naquele dia ouvirá o seguinte: NÃO VOS CONHEÇO.
ResponderExcluir